Resumo
Jornalista, engenheiro, geólogo, geógrafo, geopolítico, pedagogo e professor, Everardo Adolpho Backheuser (1879, Niterói, RJ – 1951, Nitéroi-RJ), filho de descendentes alemães, por parte de pai, e portugueses, por parte da mãe. Iniciou seus estudos secundários no Colégio Pedro II, em 1890. Em 1897 matriculou-se na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, diplomando-se em Engenharia Geográfica, em 1899, e em Engenharia Civil, em 1901. Em 1901 diplomou-se bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas e, em 1913, doutorou-se em Ciências Físicas e Naturais. Foi professor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, do Colégio Pedro II, da Escola Normal de Niterói, do Curso Superior de Geografia do Rio de Janeiro, do Instituto de Pesquisas Educacionais da Prefeitura do Distrito Federal e do Curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Filosofia. Paralelamente ao exercício do magistério, Backheuser desempenhou funções políticas e administrativas na Prefeitura do Distrito Federal e em diversas instituições, tanto do estado do Rio de Janeiro quanto em vários de seus municípios, tendo sido deputado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por duas legislaturas (1910 e 1915). Co-fundador da Academia Brasileira de Ciências e da Associação Brasileira de Educação, em 1924, e da Associação de Professores Católicos do Distrito Federal e da Associação Fluminense de Professores Católicos, em 1928. Foi atuante nos movimentos de congregação de professores católicos em sindicatos e associações. Entre 1908-1940 atuou e presidiu várias associações: foi membro do Departamento de Educação e Cultura da Ação Católica Brasileira, da Associação de Geógrafos do Rio de Janeiro e da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. No plano internacional, participou como membro correspondente da Sociedade de Geografia de Berlim e como membro honorário da Sociedade de Geografia e Estatística de Frankfurt. Com uma extensa produção intelectual, Backheuser versou sobre vários assuntos, mineralogia, psicologia, geopolítica, geografia, geologia, religião, pedagogia, etc. Na década de 1930 participou ativamente da reforma pedagógica do ensino brasileiro, fundamentado nas ideias de John Dewey, e passou se dedicar com grande intensidade aos estudos geopolíticos, aplicando-os ao Estado Brasileiro. Teve grande participação na organização da Faculdade Fluminense de Filosofia, principalmente por seu envolvimento com a Associação Fluminense de Professores Católicos.