Novembro/2019

Núbia Vieira Cardoso,doutoranda PPGEO-UERJ, irá apresentar sua dissertação de mestrado defendida neste Programa "Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território: Uma investigação histórico-geográfica de povos indígenas no Médio Xingu – 1950-1980"(Prêmio Maurício Abreu,ENANPEGE 2019, melhor dissertação)

Setembro/2019

"Entre Brasil e Portugal: aproximações geográficas" livro organizado por Mônica Machado e Jorge Luiz Barbosa será lançado na CEPHAS, IHGB, 25 de setembro, às 15 horas. O livro é resultado do conjunto de atividades acadêmicas do projeto interinstitucional de pesquisa, Saberes Geográficos e Geografia Institucional: influência e relações recíprocas entre Brasil e Portugal no século XX, nos anos de 2016 e 2017, que reuniu docentes e alunos da UERJ, da UFF e da Universidade de Lisboa através do Programa CAPES/FCT. Os artigos que o compõem foram escritos pela equipe brasileira e estão organizados em três seções de naturezas diferenciadas da aproximação Brasil-Portugal: a primeira enfoca a temática do pensamento geográfico; a segunda, abordagens geo-histórica e geopolítica; e a terceira, dinâmicas sociais urbanas.

Setembro/2019

Núbia Vieira Cardoso,doutoranda PPGEO-UERJ, participante do GeoBrasil, recebeu prêmio de melhor Dissertação de Mestrado, indicado pela Comissão de Avaliação Teses e Dissertações - Maurício Abreu, no XIII Encontro Nacional da Anpege - ENANPEGE 2019, pela dissertação defendida no PPGEO-UERJ - Maracanã: "Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território: Uma investigação histórico-geográfica de povos indígenas no Médio Xingu – 1950-1980"

Novembro/2017

Angela Nunes Damasceno Gomes,pesquisadora do GeoBrasil recebeu a menção honrosa no prêmio Maurício de Abreu na ENANPEGE 2017, pela tese de doutorado defendida no PPGEO-UERJ - Maracanã. "MAURÍCIO ABREU: uma historia com muitas geografia"

Março/2017

CALL FOR PAPERS I Colóquio Luso-Brasileiro de Teoria e História da Geografia Lisboa, 2 e 3 de Novembro de 2017 Centro de Estudos Geográficos Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa Sala de Conferências │ Rua Branca Edmée Marques, 1600-276 Lisboa (Portugal) Organização: Projecto FCT/CAPES "Saberes geográficos e Geografia institucional: influência e relações recíprocas entre Brasil e Portugal no século XX" Link para site

Agosto/2016

Projeto de pesquisa em conjunto de cooperação transnacional: MÕnica Machado, UERJ e Francisco de Oliveira, IGOT UL, Coords.) Edital CAPES/FCT 039/2014, aprovado em 2014, inicio 2016, término 2018. IntercÃmbio entre instituições de ensino e pesquisa, brasileiras (UERJ e UFF) e portuguesas (Universidade de Lisboa). O objetivo deste projeto de pesquisa à produzir uma leitura integrada sobre a historia das relações científicas e institucionais entre Portugal e o Brasil no domínio da Geografia, ao longo do século XX. A investigação destacará seis autores cujos percursos e obras iluminam esses contatos e as influências recíprocas das resultantes: os portugueses Jaime Batalha Reis (1847-1935), Jaime Cortesão (1884-1960) e Orlando Ribeiro (1911-1997), e os brasileiros Milton Santos (1926-2001), Therezinha de Castro (1930-2000) e Mauricio de Almeida Abreu (1948-2011).

Agosto/2018

O geógrafo Pedro Geiger toma posse como sócio honorário brasileiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em 01 de agosto de 2018, às 17 horas, 12o. andar, no IHGB.

Julho/2017

O Grupo GeoBrasil estará oferecendo um minicurso para os alunos do PPGEO UERJ sobre a o Dicionário dos Geógrafos Brasileiros, entre o dia 18 e 2 de setembro de 2017. As aulas irão ocorrer de 10:00 às 11:30. Sala 4027, bloco D.

Junho/2017

Diálogos Geográficos Brasil-Portugal, Mesa Redonda PPGEO-UERJ, Auditório Pedro Césero, bloco A - Faculdade de Geologia, às 14 horas, dia 22 de junho, 2017. Evento contará geógrafos brasileiros e portugueses. Mônica Sampaio Machado (UERJ), André Roberto Martin (USP), Ruy Moreira (UFF), Pedro Pinchas Geiger (IBGE/UERJ); Francisco Roque de Oliveira e Jorge Macaísta Malheiros (Universidade de Lisboa)

Junho/2015

O Grupo GeoBrasil estará oferecendo um minicurso para os alunos do PPGEO UERJ sobre a Geografia Brasileira e seus personagens entre o dia 05 e 09 de outubro de 2015. As aulas irão ocorrer de 10:00 às 11:30. Sala 4027, bloco D.

Mais arquivos
2019 GRUPO GEOBRASIL  |   Todos os direitos reservados                              apoio:
geobrasil