Abril/2021

Convidamos para a discussão: "O Rio de Janeiro em debate: o estado fluminense na estrutura federativa brasileira", com a participação de Flavio Serafini (Deputado estadual PSOL-RJ), André Roberto Martin (USP) e Mônica Sampaio Machado (UERJ). Dia 16/04/2021, às 15 horas, via youtube. Link para site

Dezembro/2020

O livro Dicionário de Geógrafos Brasileiros, volume 2, organizado por Mônica Sampaio Machado e André Roberto Martin, apresenta Alberto Ribeiro Lamego; Aroldo de Azevedo; Aziz Nacib Ab’Saber; Carlos Delgado de Carvalho; Everardo Backheuser; Gilmar Mascarenhas de Jesus; João Baptista Ferreira de Mello; João Rua; Roberto Lobato Corrêa; Rogério Haesbaert e Rosa Ester Rossini. Uma novidade foi inserida neste volume, uma sessão ilustrada, Pedro Geiger em quadrinhos.

Agosto/2020

O Grupo GeoBrasil estará oferecendo um minicurso para os alunos do PPGEO UERJ sobre os geógrafos cariocas e fluminenses, entre o dia 03 a 06 de agosto de 2020. As aulas serão em meio remoto de 14:00 às 15:30. Os interessados devem enviar e-mail para grupogeobrasil@gmail.com.

Novembro/2019

Núbia Vieira Cardoso,doutoranda PPGEO-UERJ, irá apresentar sua dissertação de mestrado defendida neste Programa "Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território: Uma investigação histórico-geográfica de povos indígenas no Médio Xingu – 1950-1980"(Prêmio Maurício Abreu,ENANPEGE 2019, melhor dissertação)

Setembro/2019

Núbia Vieira Cardoso,doutoranda PPGEO-UERJ, participante do GeoBrasil, recebeu prêmio de melhor Dissertação de Mestrado, indicado pela Comissão de Avaliação Teses e Dissertações - Maurício Abreu, no XIII Encontro Nacional da Anpege - ENANPEGE 2019, pela dissertação defendida no PPGEO-UERJ - Maracanã: "Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território: Uma investigação histórico-geográfica de povos indígenas no Médio Xingu – 1950-1980"

Setembro/2019

"Entre Brasil e Portugal: aproximações geográficas" livro organizado por Mônica Machado e Jorge Luiz Barbosa será lançado na CEPHAS, IHGB, 25 de setembro, às 15 horas. O livro é resultado do conjunto de atividades acadêmicas do projeto interinstitucional de pesquisa, Saberes Geográficos e Geografia Institucional: influência e relações recíprocas entre Brasil e Portugal no século XX, nos anos de 2016 e 2017, que reuniu docentes e alunos da UERJ, da UFF e da Universidade de Lisboa através do Programa CAPES/FCT. Os artigos que o compõem foram escritos pela equipe brasileira e estão organizados em três seções de naturezas diferenciadas da aproximação Brasil-Portugal: a primeira enfoca a temática do pensamento geográfico; a segunda, abordagens geo-histórica e geopolítica; e a terceira, dinâmicas sociais urbanas.

Mais arquivos
2019 GRUPO GEOBRASIL  |   Todos os direitos reservados                              apoio:
geobrasil