Resumo
Geógrafa, Geomorfóloga - Rio de Janeiro (UFRJ). Geografia Física. Maria Regina Mousinho de Meis (1939,RJ-1985,RJ) nasceu no Rio de Janeiro em 24 de maio de 1939. Graduou-se na então Universidade do Brasil (1958-1961). Especializou-se em Pedologia, Mineralogia, Climatologia e Fotointerpretação na Universidade de Paris e na Universidade de Lisboa (1962-1963). Na década de 1960, casou-se com o bioquímico Leopoldo de Meis. Trabalhou no IBGE em 1964 e ingressou como docente em Geografia na UFRJ, em 1968. Na década de 1970, aproximou-se do professor João José Bigarella (UFPR - 1949/1980; UFSC), quem desenvolveu a Geomorfologia Climática do Brasil, com trabalhos clássicos em Geomorfologia Climática. Bigarella foi sua principal influência, com ele escreveu importantes estudos sobre a evolução geomorfológica dos trópicos úmidos. Na UFRJ Monsinho criou a linha de pesquisa sobre a Geomorfologia do quaternário, bastante vinculada à Geologia, que se desdobrou em duas áreas de estudos geomorfológicos: uma dentro da perspectiva histórica, consolidada em 1994 com a criação do Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno, sob a coordenação da professora Josilda Moura; e a outra Geomorfologia dos processos que se desdobrou com a professora Ana Luiza Coelho Netto, que fundou 1992, o Laboratório de GeoHidrologia. Influenciou também o grande geógrafo e professor da UFRJ, estudioso da Baia de Guanabara, Elmo da Silva Amador. Em 1976 doutorou-se na Universidade de Lisboa com a tese “Contribuição ao Estudo do Terciário Superior e Quaternário da Baixada de Guanabara”, sobre a distribuição espacial da sedimentação quaternária no entorno da Baía da Guanabara. Reconhecida nacional e internacionalmente, foi pesquisadora CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Geological Society of America. Exerceu papel muito importante na implantação e consolidação das pesquisas em Geomorfologia no Departamento de Geografia da UFRJ, principalmente de Geomorfologia do Quaternário, além de formar quadros de pesquisadores brasileiros, dando continuidade às suas ideias pelos seguidores de sua escola.